terça-feira, 24 de março de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO - PROFª. EDINÉIA (ATIVIDADE 2 - O CORONAVÍRUS EM CORDEL)

Atividade sobre o vídeo "O Coronavírus em cordel", de Anne Karolynne


Coronavírus em cordel

Ave Maria, minha gente, 
Que desmantelo total
Um tal de Coronavírus
Fez rebuliço geral
Veio das bandas da China
Essa infecção viral.

O cabra tem logo febre
Sem conseguir controlar
Tosse feito um condenado
Difícil até respirar!
Essa doença danada
Se transmite pelo ar.

Espirro, tosse, catarro
Levam contaminação
A saliva quando fala
Também leva infecção
O vírus também se espalha
Em um aperto de mão.

Como gripe e resfriado,
Precisamos prevenir 
Cobrindo a boca e o nariz
Na hora em que for tossir
E objetos pessoais
Não podemos dividir.

Evitar lugar lotado
Com muita aglomeração
Limpar bem os ambientes
E lavar sempre a nossa mão
Esfregar bem direitinho
Usando água e sabão.

Use máscara, álcool em gel
E esse hábito não mude
Se estiver muito doente
Vá ao Posto de Saúde
Pois pra gente controlar
Precisa ter atitude.

Não só pro Coronavírus
Esse cordel vai servir 
Todo resfriado ou gripe
Precisamos prevenir
Cuidar bem do nosso corpo
Pra doença não surgir.

Vamos s'imbora cuidar!
Tá todo mundo informado!
Não quero Coronavírus
E nem nenhum resfriado!
Agora é só me seguir:
"Cordel Personalizado"! 

(Anne Karolynne)

01) O que é um cordel? Podemos dizer que ele tem caráter informativo? 

02) Copie do cordel um vocativo (é a palavra que serve pra chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético), explicando seu raciocínio: 

03) De onde veio o Coronavírus? 

04) Transcreva do texto uma interjeição (é uma palavra invariável que exprime emoções, sensações, estado de espírito) dizendo o que ela expressa: 

05) Localize no cordel  cinco substantivos, classificando - os: 

06) Quais são os sintomas do Coronavírus? 

07) Como tal doença é transmitida? 

08) Quais são as medidas de prevenção que devem ser tomadas? 

09) Quando se deve procurar o Posto de Saúde? Por quê? 

10) Copie do cordel exemplos de oralidade (característica ou condição do que é oral, do que é falado): 

11) Que mensagem o cordel transmite? 

12) Como podemos dividir o texto em começo, meio e fim? Delimite-os: 

13) Quantas estrofes compõem o cordel? Quantos versos em cada uma delas? 

14) De que par de rima você mais gostou? Justifique sua resposta: