terça-feira, 31 de março de 2020

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - SEXTO ANO (61, 62, 63, 64) - SEGUNDA SEMANA - PROFª. EDINÉIA



Observe o texto abaixo.



1. Que sensação a capa acima despertou em você? Por quê?

2. Considerando a principal característica de Cascão, o que ocorreu de atípico na cena retratada?

3. O Cascão parece satisfeito com a decisão que tomou? Justifique sua resposta.


4. Podemos afirmar que a escolha pelo personagem Cascão corresponde a uma boa tática persuasiva? Por quê?
         
O que é persuasão?


A persuasão é a arte de convencer qualquer pessoa de qualquer coisa!
E sim, é possível convencer outras pessoas a fazerem aquilo que você deseja desde que isso seja bom para elas também.
Não é manipulação, não é uma forma de levar outras pessoas a realizar os seus desejos e muito menos uma maneira de levar vantagem.
No entanto, se você tem como objetivo implementar ações que sejam vantajosas para todas as partes envolvidas, então você vai aprender como convencer outras pessoas usando as técnicas mais eficazes que existem.


5. Se fosse a Mônica, a Magali, o Cebolinha ou qualquer outro personagem da Turma da Mônica teria o mesmo efeito? Justifique sua resposta:

6.Que tipo de linguagem foi utilizada na capa: verbal(só a escrita), não verbal (só o desenho) ou mista (escrita e desenho)? Explique seu raciocínio:

7. Se a linguagem verbal não existisse, ainda assim a ideia seria transmitida de forma eficaz?  Conseguiria associá-la ao contexto atual do Coronavírus (COVID-19)? Comente:

8. Ignore a linguagem verbal e crie uma nova fala para o Cascão, utilizando, obrigatoriamente, uma interjeição (frases que exprimem uma emoção, uma sensação, uma ordem, um apelo ou descrevem um ruído (ex. psiu! Oh! Meu Deus!)):

9. Elabore um balão de pensamento para o Cascão, sendo o mais criativo possível:

Observe.

10. Que mensagem essa capa de revista transmite?

11. De 0 a 10, que nota você daria ao Cascão pelo sacrifício feito? Por quê?

12.Escreva um pequeno bilhete para tal personagem, parabenizando-o por tal feito:

13.Escreva outro bilhetinho escrito pelo Coronavírus, reclamando dessa ação:

14. Crie uma pequena história contando como foi que o Cascão tomou a decisão de lavar as mãos e/ou de tomar banho (Não se esqueça de dar um título!):