DESENHO EM PERSPECTIVA
História
Estudo de perspectiva linear para a Adoração dos Magos,feito por Leonardo da Vinci, c. 1481;Florença – Alinari/Recurso de Arte, Nova Iorque.
A história da perspectiva de um ponto de fuga (perspectiva linear) foi criada pelo arquiteto florentino Fillipo Brunelleshi (1377-1446). Feita em 1415, representava o Batistério de Florença a partir do portão da frente da catedral não finalizada.
O sistema de perspectiva de 1 ponto surgiu para oferecer a ilusão de profundidade (que é a terceira dimensão) em objeto de duas dimensões (altura e largura) através do uso de “pontos de fuga”, em que todas as linhas se encontravam. Logo após a pintura de Brunelleshi, o conceito se espalhou e muitos artistas italianos começaram a usar a perspectiva linear em suas pinturas.
Após isso, Masaccio (1401 – 1428) foi o primeiro grande pintor do período Renascentista que demonstrou domínio da perspectiva com seus desenhos caracterizados por seu volume e precisão.
Durante os próximos cinco séculos, o sistema de perspectiva de Brunelleschi foi usado para criar a ilusão de profundidade em toda grande cultura da arte ocidental.
Quando Usar a Perspectiva Renascentista?
Perspectiva com um ponto – cidade com ponte
Uma perspectiva de um ponto é útil quando o plano frontal de um objeto está a sua frente e está paralelo à linha do horizonte.
Alguns exemplos de aplicação desse tipo de técnica:
- Quando você observa uma estrada;
- Quando você enxerga o corredor da sua casa;
- Quando você olha a frente do edifício.
Ou seja, nossos olhos não enxergam a paisagem aberta, mas se fechando num único ponto. Por isso, tudo que está perto de nós, é grande e, a medida que vai ficando distante, por maior que o objeto possa ser, torna-se pequeno.
Ela é apropriada nesses casos, pois estamos olhando diretamente para a parede do fundo, vendo verdadeira forma do plano frontal. Mas e se estivéssemos olhando para os cantos? Aí seria necessária a perspectiva de dois pontos.
Você deve observar que não há essencialmente nenhuma diferença entre um e dois pontos de perspectiva além do número de pontos de fuga usados.
Quando usar uma perspectiva de um ponto será geralmente óbvio. Se você não tem certeza, então uma perspectiva de dois ou três pontos é provavelmente necessária.
FUNDAMENTOS DA PERSPECTIVA
Para saber como fazer perspectiva cônica de um ponto, você ter conhecimento das terminologias mais usadas no desenho. Vou citar algumas a seguir:
Paralelas – Linhas paralelas são linhas que nunca se tocam… mesmo que sejam estendidas indefinidamente. Mantém sempre a mesma distância entre si, como por exemplo, as linhas de um trem.
Linhas Horizontais – Linhas desenhadas de lado a lado, ou, paralelamente com o horizonte. As linhas horizontais serão paralelas às bordas superior e inferior do seu papel.
Linhas Verticais – Linhas traçadas para cima e para baixo e perpendiculares (em ângulo reto) ao horizonte. As linhas verticais devem ser paralelas aos lados do seu papel.
Linhas Diagonais – Linhas que não são verticais nem horizontais; linhas inclinadas são diagonais.
Linha do Horizonte (LH) – A linha do horizonte, normalmente sendo imaginária, é uma linha horizontal que representa o nível do olho para o observador. Normalmente elas serão ligeiramente desenhadas e posteriormente apagadas.
Ponto de Fuga (PF) – Um ponto na linha do horizonte onde todas as linhas de perspectiva se encontram. Ela existe na linha do horizonte e não está necessariamente no meio do papel.
Para desenhar em perspectiva com um ponto de fuga, é necessário domínio desses fundamentos. Mesmo que você não aplique a perspectiva de 1 ponto, eles são úteis nas perspectivas de 2 e 3 pontos. Agora veremos alguns desenhos para ilustrar como executá-la.
Perspectiva Com Um Ponto de Fuga
Perspectiva com um ponto de fuga, também conhecida como perspectiva renascentista, perspectiva cônica ou perspectiva central, é um desenho em perspectiva que utiliza um único ponto de fuga para criar a ilusão de profundidade numa obra de arte.
Desenhar em perspectiva é mais simples do que aparenta ser. Há diversos métodos de perspectiva linear, mas a perspectiva de 1 ponto de fuga é a mais simples.
Uma perspectiva de um ponto assume que os planos frontais dos objetos não têm profundidade. Para criá-la, é necessário criar os lados verticais e horizontais de cada forma e ligá-las a um único ponto.
Embora seja difícil discutir em palavras alguns exemplos simples da perspectiva de um ponto, este processo de desenho será super fácil! Vamos iniciar com uma perspectiva simples de um ponto, ver como se parece e praticar por meio de exemplos.
Desenhos em Perspectiva Com Um Ponto
Vou usar esta demonstração simples para lhe mostrar como usar uma perspectiva de ponto. Vamos começar com o desenho de um quadrado simples.
Comece desenhando um quadrado de lados iguais. Esse representará a visão frontal do cubo.
#2 – Adicione a Linha do Horizonte e o Ponto de Fuga
Agora insira a linha do horizonte (LH) em vermelho e o ponto de fuga (PF) em azul. Este pode ser colocado em qualquer lugar ao longo da linha. Em seguida, ligue as bordas (linhas azuis) do quadrado ao ponto de fuga.
#3 – Desenhe Outros Quadrados
Repita os passos acima inserindo outros quadrados.
#4 – Use as Linhas Paralelas e Termine o Cubo
Use as linhas paralelas para terminar os quadrados. Repare como parecem estar a distâncias variáveis, mas estão todas viradas para a mesma direção (linha azul).
Se estes quadrados não estivessem virados na mesma direção, então seria necessária uma perspectiva de dois pontos para tornar a perspectiva linear com precisão.
Observe que os cubos que estão abaixo da linha do horizonte, são vistos por cima e, os que estão acima da LH, são vistos por baixo.
Observação: O número máximo de lados de um objeto que podemos ver, são três lados.
Exemplos de Perspectiva de 1 Ponto de Fuga
Aqui estão mais alguns exemplos de uma perspectiva de 1 ponto. Em alguns casos, as linhas de horizonte e os pontos de fuga são mostrados para dar referência a você.
Quarto em Perspectiva Com Um Ponto de Fuga
quarto em perspectiva com um ponto de fuga
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Desenhar numa perspectiva interna de um ponto parece complicado se nunca o fizeste antes. Mas se você conhece as regras, o resto é mole. Você só precisa saber as terminologias e onde colocar as linhas.
Desenho Com Um ponto de Fuga – Sala
Desenho Com Um ponto de Fuga – Sala
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Veja as mobílias do quarto, como o sofá, a janela e a TV. Para cada objeto desenhado, há linhas que convergem para o ponto de fuga.
Desenho Com Um Ponto de Fuga – Rua
Desenho Com Um Ponto de Fuga – Rua
Fonte: Julien Pougnier
Fonte: Julien Pougnier
Veja que o exemplo da rua é similar ao da estrada. Em ambos, você precisa praticar. Muito em breve salas de desenho ou estradas ou edifícios vão se tornar naturais.
Desenho Com Um Ponto de Fuga – Cozinha
Desenho Com Um Ponto de Fuga – Cozinha
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Vamos exercitar:
1) Comece a praticar fazendo cubos. Três acima e três abaixo da Linha do Horizonte, um no meio e um de cada lado deste, com o Ponto de Fuga bem ao meio da LH.
2) Após, trace outra LH e coloque o PF em uma das extremidades dessa linha. Crie dois cubos, um acima e outro abaixo da LH.
3) Tente recriar a sala do exemplo acima.
Lembre-se sempre que o uso da régua é fundamental.
4) Exercite desenhando os diversos cômodos da sua casa (banheiro, cozinha, quarto) com os móveis.
5) Desenhe a sua casa por fora.