MEMÓRIAS
DO CONFINAMENTO¹
¹ Isolamento; ação de prender, de cercar ou
isolar
Nesse momento as aulas estão suspensas, não
podemos sair para brincar ou ir ao centro, à praia ou mesmo fazer uma visitinha
aos nossos vizinhos. Isso tudo para conter a Covid-19 e voltarmos ao convívio
social.
Sua
tarefa será registrar no seu diário de redação o que está acontecendo ao seu
redor, seus pensamentos e sentimentos. Se quiser dê um nome ao seu diário, e
converse com ele /ela, como se fosse um amigo de verdade. E ele/ela será!
Escrever no diário é uma forma criativa de relatar
seus sentimentos livremente, sem medo de julgamentos ou críticas. Escrever em
um diário permite que você reflita sobre questões complexas de sua vida,
explorando-as de forma completa e sincera. Pode também ser uma forma de aliviar
o estresse, em vez de descontar seus sentimentos inexplorados, sem querer, em
outra pessoa.
1.
Para começar essa atividade (vários registros) inicie a primeira linha com
data, hora e, local. A cada novo registro, nova data.
2.
Em seguida, se quiser, escreva uma saudação. Muitas pessoas que escrevem
diários gostam de usar a frase "Querido diário" ou use o nome que você
queira.
3. Escreva! Deixe suas emoções fluírem!
4. Desenvolva uma rotina. Escreva
todos os dias do confinamento, a partir de 30/03 -segunda-feira. Anote o que
está acontecendo em outros países, o que os jornais falam e diga principalmente
como tudo isso afeta você.
5. Personalize seu diário. A maneira
exata como você o fará depende do seu gosto. Se o diário for um caderno, por
exemplo, você pode decorar a capa com desenhos ou adesivos. Ou talvez você
queira colar fotografias, recortes de jornal ou revistas, pétalas de flores e o
que mais você desejar! Não esqueça que as 4 primeiras folhas devem permanecer
em branco!
Quando
esse período terminar, você terá um registro sobre tudo o que aconteceu nesses
meses de 2020. O que você aprendeu com o confinamento. Além disso, seu diário
será um registro histórico, de uma época e de uma experiência deixado para uma
nova geração.
Mãos
à obra!!
Entregar
o diário no retorno das aulas!
Obs: Os alunos da turma 71, se ainda não tem um caderno separado para o diário de redação, podem fazê-lo em folhas e grampear ou encadernar depois. Ou ainda, se tiverem um caderno em casa, façam nele!