terça-feira, 24 de março de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO E TURMA OSTRA - PROFª. EDINÉIA (ATIVIDADE 3)

Atividade sobre o texto "Como não ser um babaca em tempos de Coronavírus", de Rute Manus


Como não ser um babaca em tempos de Coronavírus 

01) Não seja um dos "machões do Coronavírus". Não diga que todo mundo está louco e que você é o grande sensato-corajoso-que-não-tem-medo-de-nada. Não minimize a gravidade da situação. 

02) Não passe horas atrás de notícias, jornais, desgraças. Se mantenha informado na medida do necessário. Mas não se torture, não crie seu próprio pânico, nem crie pânico nos que te cercam.

03) Não seja egoísta. Não esvazie prateleiras de supermercados. Pare de olhar apenas para o seu próprio umbigo. 

04) Não seja um fanfarrão. Se suas aulas ou trabalho foram suspensos, não encare isso como férias. Não lote praias, transportes, shoppings, festas. Entenda que quando você se coloca em risco, você coloca todo mundo. 

05) Aceite que vai ser uma fase difícil. Ninguém gosta de mudar os planos, de ficar fechado em casa, de cancelar viagens, de perder dias de sol na praia. Tem que ser uma fase de sacrifícios de todos em nome do bem coletivo. 

06) Não repasse informação questionável. Avalie os conteúdos. É uma fonte segura? Basta pensar um pouquinho. Confie nas informações dos ministérios, das OMS, dos jornais sérios.

07) Não crie pânico nas crianças. Elas são sensíveis e têm tanto medo quanto a gente (ou mais). Diga coisas de forma leve, porém eficaz.

08) Entenda que suas atitudes refletem na vida dos outros. Se você ficar doente, você ocupará um leito de hospital, você poderá contaminar outras pessoas. Não se trata de "ah, se eu pegar a doença tudo bem, sou saudável, não devo morrer". A coisa vai muito além de você. 

09) Pense nos médicos, nos enfermeiros, nos profissionais da área de Saúde. Pense que há pessoas colocando a vida em risco em nome do nosso bem-estar. E se você não for capaz de relativizar suas vontades mesmo assim, saiba que você é um grande egoísta. 

10) Dê suporte aos outros. Ligue para seus amigos. Pergunte se sua vizinha idosa precisa de algo. Sugira alterações nas rotinas dos seus pais e avós. Obedeça às diretrizes. Evite aglomerações. Faça alguns sacrifícios. Respeite o outro. Não pode ser tão difícil assim. Se não formos completos idiotas, TALVEZ dê tudo certo. 

(Rute Manus)

01) Justifique o título que eu tomei a liberdade de dar ao texto em questão, aproveitando para criar um outro: 

02) Justifique as aspas usadas no item 01, ou seja, por que você acha que aquelas palavras então entre aspas:

03) Retire do texto um substantivo simples e um comum: 

04) Copie do texto uma passagem que mostra que estamos todos interligados: 

05) Que palavra encontra-se em itálico (destaque) no texto? Por qual motivo isso ocorre? 

06) Por que será uma fase difícil? O que tem sido mais complicado para você nesse período de quarentena? 

07) Que item nos atenta contra fake news, tão compartilhadas por aí? O que você pensa a respeito disso? Tem esse hábito? 

08) O texto afirma que devemos manter as crianças em "redomas", alheias a tudo? Justifique sua resposta:

09) Explique o uso das aspas na passagem do item 08: 

10) A quem a autora parece destinar gratidão e admiração? Por quê? Qual a sua opinião acerca disso?

11) Justifique o emprego das maiúsculas na palavra situada no último parágrafo do texto:

12) Circule no texto todos os verbos no modo imperativo, explicando a sua importância para o contexto: 

13) Que mensagem o texto transmite e qual é o seu objetivo?

14) De qual das dez dicas você mais gostou? Por quê? 

15) Associe a imagem abaixo ao nosso contexto atual e também, claro, ao texto lido: