C A R I C A T U R A
A palavra caricatura (do italiano “caricare”) significa “exagerar, aumentar as proporções de alguma coisa”.
Trata-se de um gênero discursivo que surgiu a partir das obras do artista italiano Agostino Carracci da Bolonha, o qual criou uma galeria com Caricaturas dos tipos populares da sua cidade no século XVII.
A Escola de Bologna ficou conhecida por destacar essa manifestação artística a partir das obras de Domenichino, Guercino e Pier Leone Ghezzi (1674-1755), considerado um dos primeiros artistas a dedicar-se integralmente à criação de caricaturas.
Assim como diversos outros textos não verbais ou mistos, como Charges, Histórias em quadrinhos e Tirinhas, a caricatura é um gênero discursivo bastante popular. É comum encontrarmos esses desenhos circulando em suportes como jornais, revistas, blogs, convites de casamento, festas de aniversário, entre outros.
A caricatura é um desenho criado com o objetivo de enfatizar e exagerar as características de pessoas, animais ou objetos. Com esse gênero discursivo são criados retratos bem-humorados, cômicos e/ou irônicos, sobretudo com relação aos aspectos físicos e/ou comportamentais do objeto, como nariz avantajado, topete, gestos, vícios, hábitos particulares etc.
Para aqueles que desejam aprender a criar caricaturas, é necessário observar as características físicas e/ou comportamentais do objeto e traçar um desenho exagerado do contorno das formas, distorcer traços reais e destacar os detalhes para dar melhor acabamento ao desenho.
Abaixo, temos exemplos de caricaturas:
Escolha uma pessoa famosa, e crie uma caricatura dela. Lembre-se de exagerar nas partes mais marcantes da pessoa. Usar somente lápis grafite, traçando apenas as linhas principais (não é necessário colorir nem grafitar).