sexta-feira, 27 de março de 2020

ARTE – PROFESSORA SILVANA

ARTE – PROFESSORA SILVANA

ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 30/03 A 3/4/2020

8º Anos

Olá alunos!

Estive lendo o conteúdo que o professor Jerri (História) postou: “Mudanças na Forma de Produção”, e percebi que em determinado momento do texto, ele fala sobre o artesanato. (Volta um pouquinho lá e dá mais uma lida).
Seguidamente ouvimos pessoas chamando arte de artesanato, artesanato de arte, arte de design e assim por diante. De fato, existem muitas semelhanças entre essas três linhas de trabalho, então, vou colocar um textinho aqui, para ver se chegamos a alguma conclusão, ok? É só para ler. Não precisa copiar.

ARTE/ ARTESANATO/ DESIGN

É muito comum as pessoas confundirem essas três linhas de trabalho. Mas, apesar da linha tênue entre elas, percebemos a diferença quando analisamos o processo de construção dos objetos que podem ser industriais, manuais, conceituais, etc. O preço dos produtos também está muito relacionado com o seu processo de construção, e, quando você sabe a diferença entre Design, Arte e Artesanato, fica fácil assimilar os valores dos objetos.
Então, vamos por partes: o Design (que no Brasil é designado desenho Industrial) é uma atividade que define as características físicas e funcionais necessárias para que um produto possa ser fabricado industrialmente, com a máxima eficácia e qualidade. Por isso, é também chamado de projeto que cumpre uma função social, pois seu objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os profissionais do Design são os designers, com infinitas linhas de trabalho/segmentos – os mais populares são: o design de produto, design visual, design de moda/joias, design de interiores e de carnaval.
É comum as pessoas usarem a palavra Design para darem qualidade a um objeto ou algo que foi projetado, quando dizem que uma coisa específica tem “um bom design” e muitas vezes, nessas horas, elas veem apenas o desenho e não o design como um todo – e é aí onde encontramos a real diferença entre design, arte e artesanato, pois o design é uma atividade industrial que está ligada à produção, quantidade, usabilidade e funcionalidade (Ergonomia).
A Arte, por sua vez, foge a todas essas especificações, tornando fundamental a ela apenas a estética de quem a contempla (que não precisa ser obrigatoriamente bela, pode ser conceitual), visto que a arte não é absorvida ou compreendida por todos.
O artista, ao trabalhar as formas, linhas e cores, expressa sentimentos e metáforas, criando uma linguagem feita de códigos que rejeita os padrões do racionalismo e do funcionalismo, muitas vezes criando algo totalmente conceitual.
Já o Artesanato, diferente do design, é um trabalho totalmente manual. É a produção de um artesão que possui uma oficina e algumas ferramentas e geralmente trabalha por conta própria em sua casa. O próprio artesão realiza todas as etapas de produção do objeto, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final.
Resumindo: Design (Industrial/funcional/estético), Arte (Estético/conceitual/não-funcional/não-industrial) ou Artesanato (Manual/funcional/estético/não-industrial).
Hoje em dia, essas diferenças sutis, muitas vezes nos confundem por se misturarem. Um exemplo disso, podemos encontrar na nossa cidade, ao visitarmos as lojas de artesanato ou casa do artesão.
Lá, encontramos diferentes objetos. Alguns, não deixam dúvida quanto a sua linha de trabalho, como é o caso das telas pintadas (Arte). Outros, precisam ser analisados com mais cuidado, como por exemplo, peças tecidas em tricô. Antigamente, o artesão, ou artesã que tecia peças de tricô, cardava a lã, fazia o fio e depois tecia, mas, embora ainda existam alguns poucos que fazem tudo isso, a maior parte das pessoas que fazem peças de tricô, utilizam-se de fios industriais. E agora? Podemos considerar as roupas tecidas em tricô, artesanato? Mas, se não é artesanato, é o que então?
Da mesma forma, encontramos ainda nesses lugares, caixas em MDF, enfeitadas (algumas com pinturas, outras com colagens), as quais costumamos chamar de artesanato. Será que são? As caixas são industrializadas. Os papeis para colagem, também. A pintura, é a parte que podemos chamar de arte (talvez). E agora? Parece que nesse caso, depende da parte que estamos analisando. Podemos dizer que a caixa é design, assim como o papel. A pintura, dependendo de algumas características, pode ou não ser artística.
Nesses casos, onde descartamos a arte, o artesanato e o design, dizemos tratar-se de trabalhos manuais.
Faça o exercício abaixo, no caderno. (Pode imprimir e colar no caderno, ou copiar)

RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO, APÓS INTERPRETAR O TEXTO SOBRE: ARTE, ARTESANATO E DESIGN:

1)     O que é arte?
2)     O que é artesanato?
3)     O que é design?
4)     Se pegarmos uma caixa de madeira e pintarmos a mesma (tipo pátina), colocando por cima da pintura uma fotografia antiga ou a figura de um buquê de flores retirada de um papel de presente, podemos caracterizar este trabalho como sendo arte, artesanato ou design? Justifique sua resposta.
5)     Se jogarmos ao acaso, tinta preta sobre uma tela branca e, após a secagem, salpicarmos tinta prateada sobre a mancha preta, podemos caracterizar este trabalho como arte, artesanato ou design? Justifique.

COMPLETE AS QUESTÕES ABAIXO COM AS PALAVRAS: ARTE, ARTESANATO E/OU DESIGN:

6)     Precisa ser belo:
7)     Deve ser útil:
8)     Necessita que o profissional possua curso superior:
9)     Necessita que o profissional possua habilidades específicas:

CRIAR UM PROJETO DE DESIGN DE UM RELÓGIO DE PULSO PARA CRIANÇAS, NA FAIXA ETÁRIA DOS 7 AOS 10 ANOS. Pense que, mais do que um simples desenho, é importante que fique definidos detalhes de suma importância como, tamanho, peso e os materiais utilizados em todas as partes do relógio.

BOM TRABALHO!