sexta-feira, 27 de março de 2020



HISTÓRIA Prof. Jerri Almeida

TURMAS 81 - 82

TEXTO 1

MUDANÇAS NA FORMA DE PRODUÇÃO


Por volta da Segunda metade do Séc. XVIII, grandes mudanças começaram a acontecer na forma das pessoas trabalhar e produzir produtos. A burguesia inglesa que havia acumulado muito dinheiro com  comércio de escravos africanos, passou a investir esse dinheiro no desenvolvimento de fábricas. Passou-se a produzir em fábricas produtos como roupas e sapatos. As fábricas passaram a produzir grande quantidade de produtos para venda, não somente para os ingleses que podiam pagar, mas também exportando para outros países, assim como o Brasil.
Os burgueses donos das fábricas e comerciantes passam a exigir do governo inglês o fim da escravidão africana pela substituição do trabalhador branco assalariado, pois esse teria condições de comprar produtos fabricados pelas indústrias. Surgem, assim, as primeiras chaminés expelindo fumaça escura sujando o ar das grandes cidades. Nas fábricas, máquinas passavam a substituir o trabalho que eram feito pelas mãos humanas.
Surge a Revolução Industrial. Mas a palavra revolução deve ser entendida no sentido de uma grande mudança na maneira de fabricar produtos e na forma de relacionamento entre trabalhadores e dos proprietários das fábricas ou capitalistas.
As transformações de matérias-primas, em produtos úteis ao homem, passaram por três etapas básicas ao longo da história.
Artesanato – Nesse sistema o artesão faz tudo sozinho: o tecelão faz o fio e tece produzindo o tecido; o sapateiro prepara o couro, recorta-o e costura-o fabricando o sapato. O artesanato foi a primeira forma de fabricação de objetos, tendo surgido já na pré-história. Embora tenha deixado de ser o sistema principal de produção com o passar do tempo, ainda existe nos dias de hoje.
Manufatura – Caracteriza-se pela divisão de tarefas, isto é, cada pessoa executa uma parte do trabalho. Na fabricação do sapato, por exemplo, um indivíduo prepara o couro, outro corta-o, outro costura-o e assim por diante. Esse sistema permite o aumento da produção. Na manufatura, todas as operações importantes são feitas à mão pelo trabalhador, com a ajuda de ferramentas manuais.
Mecanização – É a forma mais complexa de produção industrial. Consiste na utilização de máquinas em substituição às ferramentas e ao próprio trabalho do homem. Iniciou-se por volta de 1760, com a Revolução Industrial na Inglaterra. Com as fábricas ocorre um grande crescimento na produção.
Com o aparecimento e o desenvolvimento das fábricas aconteceu um crescimento da população nas cidades em busca de emprego devido a um êxodo rural, pois o campo, para muitas pessoas já não oferecia mais condição de sustento. Muitos artesãos, por não terem condições de competir com as fábricas, ficaram desempregados.
O surgimento das fábricas fez surgir novas classes sociais: a burguesia industrial (os donos das indústrias) e os proletários (os trabalhadores das indústrias que eram antigos camponeses) que eram muito mal pagos. Normalmente o salário recebido não dava nem para o indivíduo se alimentar adequadamente. Além disso, o aumento de pessoas desempregadas fez com que os salários se tornassem cada vez mais baixos. O emprego de mão-de-obra mais barata de mulheres e crianças provocava seguidamente o desemprego de homens adultos.
Além disso, as condições de trabalho eram péssimas, o número de horas de trabalho exigidas era excessivo (até dezessete horas diárias) e os trabalhadores eram proibidos de se unirem para reivindicar seus direitos
Com a Revolução Industrial desenvolve-se realmente o Capitalismo como sistema econômico que caracteriza-se pela busca do lucro, do trabalho assalariado, da propriedade privada e pela livre concorrência de mercado. Mas as  relações de exploração sobre os trabalhadores fez surgir os movimentos operários e os sindicatos que tinham por objetivo defender os direitos dos proletários.

ATIVIDADE

1) Elabore uma história em quadrinhos representando o trabalho artesanal e o trabalho industrial, nas fábricas. Sua história deverá ter um mínimo de 6 quadrinhos, ter desenhos, personagens, diálogos entre personagens e/ou narrativas. Pintar e colocar um título. Essa história deve ser feita em folho de ofício/desenho. Pode ser usada duas folhas na construção de sua história. Faça margem nas folhas de 1cm ou 2cm.