sexta-feira, 27 de março de 2020

ARTE – PROFESSORA SILVANA

ARTE – PROFESSORA SILVANA

ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 30/03 A 3/4/2020

6º ANOS

Abaixo, temos a letra de uma música, “O Caderno”, do cantor e compositor brasileiro, conhecido por Toquinho.

Antonio Pecci Filho, mais conhecido como “Toquinho”, é um grande compositor brasileiro. Nascido em São Paulo e autor de inesquecíveis sucessos, trata-se de um poeta nato. Dentre as maravilhosas letras que compôs, destacamos “O Caderno”, voltada para o público infanto-juvenil. Criada em 1983, em parceria com Mutinho, a composição é parte do disco “Casa de Brinquedos”. 

O Caderno
Toquinho

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um Sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel

O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer

Só peço a você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer
Dê uma espiadinha no link abaixo e ouça a música procurando observar as imagens que são mostradas à medida que a mesma é executada.


Resolva os exercícios abaixo no caderno.

Exercícios:

Marque a alternativa correta nas questões 1 e 2 abaixo:

1.     Na letra da música, o pronome você, empregado várias vezes, refere-se a quem?
(    ) O  autor da música   (    ) Uma menina  (    ) O caderno   (    ) Um menino

2.     Também o pronome “eu” é usado diversas vezes. Esse pronome refere-se a quem?
(    ) O  autor da música   (    ) A pessoa que está ouvindo a música  (    ) O caderno

3.     Em dois diferentes momentos da música, o autor demonstra a situação de fidelidade. Descreva quais são esses momentos.






No final da apresentação, aparece o termo “Linguagem verbo-visual”. Esse termo refere-se à apresentação que utiliza, ao mesmo tempo, palavras e imagens.

ILUSTRAÇÃO

            A produção em massa de livros e periódicos, decorrente de uma maior perfeição técnica da reprodução impressa, abriu um novo campo de participação para os artistas – a ilustração. Como ilustrador, o pintor de cavalete servia frequentemente de visualizador para a indústria gráfica, até então incapaz de reproduzir e imprimir fotos.

            Quando as técnicas de reprodução fotográfica foram desenvolvidas, os jornais passaram a usá-las com exclusividade, deixando os ilustradores em total abandono. Só os livros (técnicos e infantis), as revistas e a publicidade continuam dependendo bastante do ilustrador e de sua capacidade especial de controlar seu tema.

            Em qualquer caso em que a credibilidade seja um fator importante, dá-se preferência à fotografia, muito embora seja extremamente fácil exagerar com uma câmera. Mas a televisão, o gosto e as reações do público têm contribuído muito para reduzir o campo de ação do ilustrador.

            O ilustrador tem como objetivo básico, levar uma informação visual a um determinado público, que, em geral, significa a expansão de uma mensagem verbal. Assim, a variedade de ilustrações abrange desde desenhos detalhados de máquinas desenvolvidos para explicar o seu funcionamento até desenhos expressivos feitos por artistas talentosos e consumados, que acompanham um romance, um poema ou a letra de uma música.

Exercício:

Crie desenhos, numa folha tamanho A3 (ou duas A4 coladas), para cada estrofe da música. Para tanto, divida a folha em 6 quadros. No último quadro, coloque seu nome e turma. Quando julgar importante o uso da cor, use.
Guarde o trabalho para entregar quando retornarmos às aulas presenciais.

BOM TRABALHO!