terça-feira, 31 de março de 2020

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA (61, 62, 63, 64) - SEGUNDA SEMANA - PROFª. EDINÉIA


LISTA DE EXERCÍCIOS LÍNGUA PORTUGUESA


Substantivos
Como já vimos, os substantivos são palavras que nomeiam os seres. Os substantivos dividem-se em:

1.  comuns – os que designam seres da mesma espécie: menina, país, mesa.

2.  próprios – os que se aplicam a um ser em particular: Maria, Brasil.

3.  concretos – os que designam seres de existência real (mulher, carro) ou seres imaginários que podem ser representados como se existissem: fada, bruxa, saci.

4.  abstratos – os que designam qualidades, sentimentos, ações e estados: beleza, amor, viagem, vida.

5.  simples – os que são formados de um só radical: chuva, tempo.

6.  compostos – os que são formados por mais de um radical: guarda-chuva, passatempo.

7.  primitivos – os que não se derivam de outra palavra: pedra, dente.

8.  derivados – os que se derivam de outra palavra: pedreiro, dentista.

9.  coletivos – os que exprimem uma coleção de seres da mesma espécie: cardume, manada, bando.


1. Assinale as alternativas em que há apenas substantivos.
(  ) beleza, belo, injustiça, injusto
(   ) criança, sol, motorista, pássaro
(  ) rua, vida, amor, paz, paisagem
(  ) nosso, incrível, perdão, bom

Os substantivos próprios são escritos com inicial maiúscula.

2. Reescreva o texto abaixo corrigindo os erros.

 genésio entrou na avenida rui barbosa, parou em frente à loja bremer, cumprimentou seu amigo jorge e seguiu para são bernardo.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Invente nomes próprios para um jornal, uma montanha, um rio, um animal e uma fazenda.

A)       


__________________________________


B)  

___________________________________

C) 


___________________________________

D) 


___________________________________


E) 


___________________________________


4. Encontre substantivos derivados das palavras seguintes, como no modelo


Barba:   barbeiro, barbearia


a) pedra ______________________________
_____________________________________

b) laranja_____________________________
_____________________________________

c) terra _______________________________
_____________________________________

d) loja _______________________________
_____________________________________

e) sapato _____________________________
_____________________________________


5. Escreva o substantivo primitivo correspondente ao seu derivado.

a) cafezal __________________________

b) canavial __________________________

c) avicultor___________________________

d) leiteiro ____________________________

e) livraria ____________________________

f) caderneta __________________________

g) portão _____________________________

6. Una as palavras formando substantivos compostos, como no modelo.
passa      tempo     =   passatempo


a) gira sol ____________________________
b) ferro via ___________________________
c) terça feira __________________________
d) ponta   pé __________________________

e) plana  alto __________________________

f) guarda  noturno ______________________

g) guarda   roupa ______________________


Acentuação

PRINCIPAIS REGRAS DE ACENTUAÇÃO

• Recebem acento todas as proparoxítonas: hábito, côncavo, maquiavélico.

Recebem acento as palavras oxítonas terminadas em a, e, o (seguidas ou não de s) e as que terminam por em ou ens:

cará – carás; maré – marés; cipó – cipós; também – armazéns.

• São acentuadas as palavras oxítonas terminadas em i e u, quando essas vogais vierem depois de outra vogal:
Piauí, baú.

• Acentuamos as palavras paroxítonas terminadas em l, n, r, x, ã, ão, i, is, um, uns, us:

fácil, hífen, açúcar, tórax, ímã, órgão, táxi, lápis, álbum, álbuns, vírus.

• As palavras oxítonas terminadas nos ditongos abertos éu, éi e ói são acentuadas:

chapéu, anéis, dói.

• São acentuados os monossílabos tônicos terminados em a, e, o seguidos ou não de s:

má – más; pé – pés; nó – nós.

 • Acentuam-se as formas verbais vem e tem no plural:

 Vêm, têm.



7 - Agora, complete com pode ou pôde. 

a) Você __________vir comigo agora?

b) Naquela ocasião, ficou calada e não        ________dizer nada.

8 - Por que as palavras seguintes são acentuadas?

a) André _____________________________
b) árvore _____________________________
c) ótimo ______________________________
d) está oxítona _________________________
e) lá _________________________________

Todas as proparoxítonas recebem acento gráfico na sílaba tônica

9 – Reescreva as palavras, acentuando-as.
a) unica ______________________________
 b) metropole __________________________
c) candida ____________________________
d) mecânico___________________________
e) panico _____________________________
 f) acréscimo__________________________
g) cocega_____________________________
h) helice______________________________
 i) pessego ___________________________
j) toxico ______________________________
k) bussola____________________________
São acentuadas as palavras paro oxítonas terminadas por ditongo.

10 - Observe os modelos e acentue devidamente as palavras abaixo.

Ex: primário – influência – maledicência

a) historia – horario – infância

b) confluencia – gloria – radio

c) serie - impertinencia – miseria

d) intemperie - consciencia – adolescencia

e) gerencia – consequencia – vitoria

f) carie – paciencia – confidencia

g) labios – contrario – sabia

h) importancia – inocencia – competência



As palavras oxítonas terminadas em a, e, o, em, ens recebem acento gráfico na última sílaba.







                            Bons estudos!!!