quinta-feira, 30 de abril de 2020

ENSINO RELIGIOSO OITAVO ANO


Aula De Ensino Religioso para o 8ª ano. III
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco de Assis.
Ensino Religioso.
Professor Flávio A. Balem.
Tema: Incerteza e Desejo da verdade
A presente aula o aluno precisa primeiro ler o texto, comparar com o seu dia a dia, depois pode pesquisar sobre o assunto na internet e outras mídias, também pode debater o texto com os pais ou responsáveis e também com os colegas de turma via Whatsapp. Após o mesmo deverá responder a seguintes perguntas...
Incerteza
Ignorar é não saber alguma coisa. A ignorância pode ser tão profunda eu nem se que percebemos. Em geral, o estado de ignorância se mantém em nós enquanto as crenças e opiniões que possuímos se conservarem eficazes e uteis, de modo que não temos nenhum motivo para duvidar delas.
Já a incerteza é o momento em que descobrimos que somos desprovidos de conhecimento, que há falhas naquilo que nos servia de referência para pensar e agir. Temos dúvidas, somos tomados pela perplexidade e pela insegurança.
Outras vezes, estamos confiantes e seguros, mas de repente, vemos ou ouvimos alguma coisa que nos enche de espanto e admiração. O espanto e a admiração, assim como a dúvida e a perplexidade, nos fazem querer sair do estado de insegurança, nos fazem perceber nossa ignorância e criam o desejo de superar a incerteza.
Quando isso acontece, estamos na disposição de espirito chamada busca da verdade.

Desejo da verdade
O desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos e se manifesta como desejo de confiar nas coisas e nas pessoas.
Quando uma criança ouve uma história, inventa uma brincadeira, joga ou vê um filme ou uma peça teatral, está sempre atenta para saber se “é de verdade ou de mentira”. Quando uma criança brinca, joga, e finge, está criando outro mundo, mais cheio de possibilidades e invenções do que o mundo onde vive. Mas sabe, mesmo que não o diga, a diferença entre imaginação e percepção, pois sabe que o mundo inventado “é uma mentira”.
Por isso mesmo, a criança é muito sensível à mentira dos adultos, pois a mentira é diferente do “de mentira”, isto é, a mentira é diferente da imaginação. A criança se sente magoada quando o adulto lhe diz uma mentira porque, ao fazê-lo, ele quebra a relação de confiança e a segurança infantil.
Quando crianças, estamos sujeitos a duas decepções: a de que os seres, as coisas, os mundos maravilhosos não existem “de verdade” e a de que os adultos podem nos enganar. Essa dupla decepção pode acarretar dois resultados opostos: ou a criança se recusa a sair do mundo imaginário e sofre com a realidade como algo ruim e hostil a ela, ou, aceita a distinção, mas também se torna atenta e desconfiada a palavra dos adultos. Nesse segundo caso, ela também se coloca na disposição da busca da verdade.
Nessa busca, a criança pode desejar um mundo melhor e mais belo do que aquele em que vive e encontrar a verdade nas obras de arte, desejando ser artista também. Ou pode desejar saber como e porque o mundo em que vive é tal como é e se ele poderia ser diferente do que é. Nesse caso, é despertado nela o desejo de conhecimento e da ação transformadora.
Os jovens, por sua vez, se decepcionam e se desiludem quando descobrem que o que lhes foi ensinado ou exigido oculta a realidade, reprime sua liberdade, diminui sua capacidade de compreensão e de ação. Já os adultos se desiludem ou se decepcionam quando o saber adquirido, as opiniões estabelecidas e as crenças enraizadas não são suficientes nem para que possam compreender o que se passa no mundo e com eles próprios, nem para que possam agir ou fazer alguma coisa.
Atividades:
1 – O que significa uma incerteza para você?
2 – O que significa para você? “A incerteza é o momento em que descobrimos que somos desprovidos de conhecimento, que há falhas naquilo que nos servia de referência para pensar e agir”.
3 – O que você entendeu por “espanto e admiração”?
4 – O que você entendeu por   dúvida e a perplexidade?
5 – O que é estar em busca da verdade?
6 – O que você achou do conceito de verdade para uma criança?
7 – Para uma criança ou adolescente qual a diferença entre imaginação e percepção?
8 – Segundo o texto “Quando crianças, estamos sujeitos a duas decepções” explique:
9 – Segundo o texto de onde vem a decepção dos jovens?