sexta-feira, 17 de abril de 2020

ARTE OITAVOS ANOS - ATIVIDADE 4 - PROFESSORA SILVANA

ARTE OITAVOS ANOS - ATIVIDADE 4 - PROFESSORA SILVANA


Olá alunos!
Já postaram as atividades anteriores no grupo do face? Se não, poste antes de dar continuidade. Procure fazer os trabalhos em ordem cronológica.
Hoje, vamos pegar uma carona com a Profe Vivi, de Geografia que está trabalhando os continentes. Se ainda não fez a aula dela, volte lá e faça. Depois, pula para cá.
Agora, leia a reportagem abaixo:

Cristo Redentor é iluminado com bandeiras de países que tem casos confirmados de coronavírus
Iniciativa é uma forma de enviar apoio e esperança ao mundo
PUBLICADO ÀS 23:41:09 - 18/03/2020 | ATUALIZADO ÀS 06:58:48 - 19/03/2020
POR REDAÇÃO TUPI



O Cristo Redentor foi iluminado, na noite desta quarta-feira (18/03/2020), com os mapas dos continentes e as bandeiras dos mais de 150 países que enfrentam a pandemia de coronavírus. A iniciativa é uma forma de enviar apoio e esperança ao mundo.
Durante a ocasião, o arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, e o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, rezaram o Pai Nosso. O público não teve acesso ao monumento como medida para evitar aglomerações de pessoas.
Muito bem. Mais do que um símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o “Cristo Redentor” tornou-se um símbolo representativo do Brasil. Quando se fala nessa estátua fora do país, as pessoas associam-na ao Brasil.

Da mesma forma, existem monumentos por todo o mundo, que nos remetem aos diferentes países, como por exemplo, a Torre Eiffel na França (Paris), ou a Estátua da liberdade nos Estados Unidos (New York).

Da mesma forma que o Cristo Redentor, esses exemplos que citei acima, localizam-se em cidades, mas representam os países em que essas cidades se encontram.

Se levarmos em consideração que: as cidades estão dentro dos países e os países dentro de um continente, será que, a partir de um monumento, poderíamos reconhecer o continente em que o mesmo está inserido? Quero dizer, será que o Cristo Redentor poderia representar toda a América do Sul e não apenas o Brasil?

Após pensarmos sobre esse tema, vamos as atividades dessa semana.

Faça uma pesquisa sobre monumentos que representam os diferentes países espalhados pelo mundo (Não precisam ser apenas estátuas. Muitas vezes esses monumentos são edificações, como o Taj Mahal na Índia.

Vocês perceberão que existem inúmeros monumentos dentro de cada Continente. Escolha apenas um, que você acredite que possa representar cada um dos Continentes.

Desenhe um mapa dos continentes, como o desenho abaixo, numa folha tamanho A3 (duas A4 coladas) e, desenhe ou cole uma  imagem do monumento escolhido, dentro do mapa, no Continente correto.




BOM TRABALHO!