sábado, 11 de abril de 2020

ARTE – PROFESSORA SILVANA

ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 13/04 A 17/4/2020

TERCEIROS ANOS (31, 32, 33 E 34)

Olá criança! Como estão?

Fizeram o ovo com diferentes texturas? Sentiram com os dedos as texturas?

E a música? Gostaram? Cantaram com os familiares?

Essa semana, vamos continuar a trabalhar com a música.

Sabemos que a música é feita com sons. Mas o que são os sons?

Sons são vibrações que se transformam em ondas sonoras e viajam pelo ar.

A natureza está cheia de sons. Ouça os sons, no link abaixo, e escreva do que se trata os sons ouvidos. Cada vez que perceber um som diferente, anote que som é esse. Procure só ouvir, sem ver as imagens.


Anotou? Ok. Vamos adiante.

Existem sons que são agradáveis e sons que são desagradáveis. Escreva dois sons agradáveis e dois desagradáveis: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Os sons possuem quatro características elementares. Hoje estudaremos três delas. Veja as características abaixo:

1) Duração: Um som pode ser longo ou curto.

Exemplo: O som do uivo de um cão ou um lobo, é um som longo. Já o piar de um pintinho, é um som curto.

Dê outro exemplo de um som longo: _________________________________________________
Dê outro exemplo de um som curto: _________________________________________________

2) Intensidade: Um som pode ser forte ou pode ser suave.

Exemplo: O som de um trovão é um som forte. Já o som de um lápis caindo ao chão, é um som fraco.

Dê outro exemplo de um som forte: ________________________________________________
Dê outro exemplo de um som suave: _________________________________________________

3) Altura ou tom: Um som pode ser agudo ou grave.

Exemplo: O som agudo é aquele "fininho" e o grave, é aquele "grosso". Geralmente, as vozes das mulheres são mais agudas e, a dos homens, mais graves.

Existem instrumentos musicais que possuem sons mais agudos e outros mais graves. Ouça no link abaixo, o som do violino.


Agora, no link abaixo, ouça o som do violoncelo.


Percebeu a diferença? O violino, tem o som mais fininho, portanto, mais agudo. Já o violoncelo, possui um som mais grosso, ou seja, mais grave.

Agora vamos fazer uma experiência? Peça a ajuda de um adulto para esse trabalho.

  1. Pegue três copos, ou três garrafas vazias que sejam iguais.
  2. No primeiro, coloque bem pouca água;
  3. No segundo, coloque água até a metade;
  4. No terceiro, encha de água até quase o final.
  5. Pegue um garfo e bata suavemente no primeiro, no segundo e no terceiro.
  6. Agora anote o que se pede abaixo.

1) Qual dos copos/garrafas, tem o som mais agudo? ___________________________________
2) Qual dos copos/garrafas, tem o som mais grave? ____________________________________