ARTE – PROFESSORA SILVANA
ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 13/04 A 17/4/2020
TERCEIROS ANOS (31, 32, 33 E 34)
Olá criança! Como estão?
Fizeram o ovo com diferentes texturas? Sentiram com os dedos as texturas?
E a música? Gostaram? Cantaram com os familiares?
Essa semana, vamos continuar a trabalhar com a música.
Sabemos que a música é feita com sons. Mas o que são os sons?
Sons são vibrações que se transformam em ondas sonoras e viajam pelo ar.
A natureza está cheia de sons. Ouça os sons, no link abaixo, e escreva do que se trata os sons ouvidos. Cada vez que perceber um som diferente, anote que som é esse. Procure só ouvir, sem ver as imagens.
Anotou? Ok. Vamos adiante.
Existem sons que são agradáveis e sons que são desagradáveis. Escreva dois sons agradáveis e dois desagradáveis: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Os sons possuem quatro características elementares. Hoje estudaremos três delas. Veja as características abaixo:
1) Duração: Um som pode ser longo ou curto.
Exemplo: O som do uivo de um cão ou um lobo, é um som longo. Já o piar de um pintinho, é um som curto.
Dê outro exemplo de um som longo: _________________________________________________
Dê outro exemplo de um som curto: _________________________________________________
2) Intensidade: Um som pode ser forte ou pode ser suave.
Exemplo: O som de um trovão é um som forte. Já o som de um lápis caindo ao chão, é um som fraco.
Dê outro exemplo de um som forte: ________________________________________________
Dê outro exemplo de um som suave: _________________________________________________
3) Altura ou tom: Um som pode ser agudo ou grave.
Exemplo: O som agudo é aquele "fininho" e o grave, é aquele "grosso". Geralmente, as vozes das mulheres são mais agudas e, a dos homens, mais graves.
Existem instrumentos musicais que possuem sons mais agudos e outros mais graves. Ouça no link abaixo, o som do violino.
Agora, no link abaixo, ouça o som do violoncelo.
Percebeu a diferença? O violino, tem o som mais fininho, portanto, mais agudo. Já o violoncelo, possui um som mais grosso, ou seja, mais grave.
Agora vamos fazer uma experiência? Peça a ajuda de um adulto para esse trabalho.
- Pegue três copos, ou três garrafas vazias que sejam iguais.
- No primeiro, coloque bem pouca água;
- No segundo, coloque água até a metade;
- No terceiro, encha de água até quase o final.
- Pegue um garfo e bata suavemente no primeiro, no segundo e no terceiro.
- Agora anote o que se pede abaixo.
1) Qual dos copos/garrafas, tem o som mais agudo? ___________________________________
2) Qual dos copos/garrafas, tem o som mais grave? ____________________________________