segunda-feira, 6 de abril de 2020


ARTE – PROFESSORA SILVANA

ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 06/4 A 10/4/2020

6º Anos

Olá alunos!

Na semana passada, trabalhamos com duas linguagens artísticas: a música e a arte visual.

Para essa semana, vamos manter a música e acrescentar mais uma: a dança.

Iniciaremos, dando uma espiadinha na aula dessa semana, da Profe Carol, de Educação física. Dá uma olhadinha lá e, depois, retorne aqui! Ok?

Vamos, então, começar pela música:

A música existe e sempre existiu como produção cultural.

Na pré-história o ser humano já produzia uma forma de música que lhe era essencial, pois sua produção cultural constituída de utensílios para serem utilizados no dia-a-dia, não lhe bastava, era na arte que o ser humano encontrava campo fértil para projetar seus desejos, medos, e outras sensações que fugiam a razão. 

Lembram da imagem que passei para vocês no PowerPoint, onde aparecia uma flauta feita de osso?


A música é feita de sons e de silêncio.

Parece estranho falar em música e silêncio. A princípio, pensamos: mas, se tem silêncio, como pode haver música? Vamos explicar!

O silêncio se apresenta intermitentemente na música, estabelecendo os intervalos de cada conjunto de sons - indispensáveis na construção melódica. Exemplo: som + som + som + silêncio  -  som + som + som + silêncio.

Nesse exemplo que citei acima, percebam que tem 3 sons + 1 silêncio, e isso se repete, sempre em blocos de 4. Cada bloco desses, chamamos de compasso. Cada som ou silêncio, chamamos de pulso.

Portanto, os componentes básicos do ritmo são o som e o silêncio, que são combinados para formar padrões sonoros. Tais padrões sonoros são repetidos ao longo de uma melodia, dando assim, origem ao ritmo, que pode ter uma batida constante ou variável. As batidas podem ser fortes, extensas, breves ou suaves, que são aplicadas à composição musical conforme à necessidade.

Melodia, é a parte “cantada” da música. Ela pode também ser executada por um instrumento solo (que toca só).

Para a dança, o ritmo é a parte mais importante da música, pois, é a partir dele que criamos os movimentos coreográficos.

Vamos clicar no link abaixo e, ver e ouvir tudo isso na prática?


Esse vídeo nos mostra a música (são duas na realidade) e a dança ao mesmo tempo, porque, enquanto tocam, também dançam.

Percebeu que, tem momentos em que nenhum dos três participantes da execução da música, encostam nas teclas? Aí estão os silêncios. Eles fazem parte da música.

A primeira música tocada/dançada por eles, chama-se Volare (voar). É uma música italiana que você poderá ouvir, com a letra, clicando no link abaixo.


Nessa gravação, a música Volare é executada pelo trio pop operático, Il Volo, formado pelos tenores Piero BaroneIgnazio Boschetto, e pelo barítono Gianluca Ginoble.

Você percebeu que o trio executa a música numa velocidade diferente da apresentação anterior?

Eles iniciam de forma mais lenta e, depois, aumentam a velocidade. O ritmo é alterado, mas a melodia continua a mesma.

Para entender bem o que é a melodia de uma música, procurem perceber que, enquanto o trio Il Volo, cantam a melodia da música, no primeiro link, a melodia é tocada pela mulher.

Agora que você já sabe o que é o ritmo e a melodia de uma música, vamos exercitar.

Volte no primeiro link e, enquanto a música Volare estiver sendo tocada, você vai dança-la.

O que nos interessa aqui, é somente os pés se movendo no ritmo. Portanto, não precisa se preocupar com os movimentos corporais, da cintura para cima.

Pense em diferentes movimentos com os pés. Observe bem os movimentos que os artistas fazem no clipe: eles usam somente a ponta dos pés, os pés inteiros, pulam num pé só, pulam com os dois pés ao mesmo tempo, para frente, para os lados, etc.

Se tiver como, filme os pés dançando com a música ao fundo. Se não tiver como tocar a música e filmar ao mesmo tempo, treine várias vezes e, quando tiver memorizado bem a música, filme os passos criados sem a música, procurando manter o ritmo.

Faça uma postagem do vídeo que gravou no nosso grupo do facebook até a sexta-feira, dia 10/04. Estou aguardando!

BOM TRABALHO!