sexta-feira, 17 de abril de 2020

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - SEMANA 13/04 ATÉ 17/04 - PROFª. EDINÉIA

Queridos alunos, esta atividade deve ser feita no caderno e apenas publicada no blog a produção do CORDEL (questão 16).

O que é Cordel?

Cordel são publicações de poemas populares que fazem parte da cultura nordestina. É a tradição de um povo. Esse nome surgiu porque os folhetos ficavam expostos nas feiras em cordas finas, chamadas de cordéis. Cordel significa corda fina e flexível, pode ser também barbante ou até mesmo se chamar guita. Os poemas são escritos em forma de rima e geralmente são ilustrados.



ATIVIDADE SOBRE O CORDEL "QUARENTENA", DE MORAES MOREIRA


Quarentena

Eu temo o Coronavírus
E zelo por minha vida
Mas tenho medo de tiros
Também de bala perdida
A nossa fé é vacina
O professor que me ensina
Será minha própria lida

Assombra-me a pandemia
Que agora domina o mundo
Mas tenho uma garantia:
Não sou nenhum vagabundo
Porque todo cidadão
Merece mais atenção
O sentimento é profundo

Eu não queria essa praga
Que não é mais do Egito
Não quero que ela traga
O mal que sempre eu evito
Os males não são eternos
Pois os recursos modernos
Estão aí, acredito.

De quem será esse lucro
Ou mesmo a teoria?
Detesto falar de estupro
Eu gosto é de poesia
Mas creio na consciência
E digo NÃO todo dia

Eu tenho medo do excesso
Que seja em qualquer sentido
Mas também do retrocesso
Que por aí escondido
Às vezes é o que notamos
Passar o que já passamos
Jamais será esquecido

Até aceito a polícia
Mas quando muda de letra
E se transforma em milícia
Odeio essa mutreta
Pra combater o que alarma
Só tenho mesmo uma arma
Que é a minha caneta.

Com tanta coisa inda cismo...
Estão na ordem do dia
Eu digo NÃO ao machismo
Também à misoginia
Têm outros que eu não aceito
É o tal do preconceito
E as sombras da hipocrisia. 

As coisas já foram postas
Mas prevalecem os relés
Queremos sim ter respostas
Sobre as nossas Marielles
Em meio a um mundo efêmero
Não é só questão de gênero
Nem de homens ou mulheres

O que vale é o humano
E sua dignidade
Vivemos num mundo insano
Queremos mais liberdade
Pra que tudo isso mude
Certeza: ninguém se ilude
Não tem tempo nem idade.

(Moraes Moreira)

01) Justifique o título dado ao cordel, aproveitando para sugerir um outro:

02) Do que o eu lírico (o autor) tem medo? 

03) Que vantagem ele diz ter? O que você pensa a respeito disso?  

04) Liste, organizadamente, por estrofe (conjunto de versos), todas as palavras que rimam: 

05) O que o autor quis dizer sobre a "praga do Egito"? Explique: 

06) Segundo o autor, por que os males não são eternos? Qual a sua opinião sobre isso? 

07) Transcreva do texto uma passagem que contém uma contradição (atitude oposta da que se adotou anteriormente), explicando seu raciocínio: 

08) Qual a arma que o eu lírico diz ter? O que você pensa a respeito disso? 

09) Copie do texto uma passagem que contém uma crítica social (problemas sociais que ocorrem em determinado lugar...), justificando: 

10) Qual seria a vacina para os males da humanidade? E na sua opinião? 

11) Localize no cordel dois substantivos abstratos: 

12) Justifique o porquê do plural no substantivo próprio presente no texto: 

13) Copie do cordel dois adjetivos utilizados para caracterizar, segundo o autor, o mundo atual: 

14) Quantas estrofes e quantos versos compõem o texto?

15) Que mensagem o texto transmite? 

16) Produza um cordel do mesmo estilo e tema (assunto) do cordel de "Moraes Moreira" (Quarentena) relacionando "coronavírus". O seu cordel deve conter 4 estrofes de 5 versos: Capriche e use a sua imaginação!