quinta-feira, 30 de abril de 2020

ENSINO RELIGIOSO NONO ANO.


Aula De Ensino Religioso para o 9ª ano. III
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco de Assis.
Professor Flávio A. Balem.
TEMA: Imanência e Transcendência.
A presente aula o aluno precisa primeiro ler o texto, comparar com o seu dia a dia, depois pode pesquisar sobre o assunto na internet e outras mídias, também pode debater o texto com os pais ou responsáveis e também com os colegas de turma via Whatsapp. Após o mesmo deverá responder a seguintes perguntas...
Imanência e Transcendência.
Imanência é um conceito filosófico que designa o caráter daquilo que tem em si o próprio princípio e fim. Ou seja, as coisas materiais possuem princípio e fim, também o nosso corpo como matéria possui princípio e fim. Um filosofo grego chamado Heráclito falou que o mundo estava em constante transformação, isto é, tudo estava mudando constantemente, tanto que a principal frase dele era: “não podemos pular duas vezes no mesmo rio”. Segundo Heráclito a segunda vez que pulávamos no rio o rio já havia se modificado e não era mais o mesmo.
O conceito escolástico medieval de imanência, é a presença do resultado de uma ação na própria ação. Nesse caso tudo o que a pessoa fizesse voltaria a ela. Se a pessoa praticasse o bem o bem voltaria a ela, se a pessoa praticasse o mal o mesmo voltaria a ela. Um belo conceito da atualidade quando vemos muitos problemas surgido pelas próprias mãos do homem. Trazendo para o nosso lado individual a única pessoa que poderá resolver os nossos problemas é nós mesmos.

Quando combinada com idealismo, a teoria da imanência qualifica-se como "o mundo" que não tem nenhuma causa externa além da mente.
No contexto da teoria de Kant, o conhecimento da imanência significa manter-se nos limites da experiência possível. Que para Kant o ser humano só poderá fazer o que teria capacidade para isso. Trazendo para a atualidade, todos nós temos qualidades e defeitos ou temos muitas habilidades para fazer determinadas tarefas e temos poucas habilidades para outras. Só refletir isso na nossa própria pessoa.
Imanência na religião se acha
Deus dentro de si procurando-o. ou seja, sentirmos Deus em nós mesmos.

Transcendência (religião).
Tanscendencia é aquilo que não tem um começo e também não tem um fim.
Na teologia, diz-se que Deus é transcendente  da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela.
Possuidor de tal característica, Deus não seria limitado pelo
espaço e pelo tempo como é o mundo natural.
transcendência de Deus tem relação direta com  Seus atributos ou perfeições conhecido por infinitude.
Certa vez alguém perguntou a Santo Agostinho, que foi um dos maiores teólogos do cristianismo. Como podemos acreditar em Deus se não podemos vê-lo? Santo Agostinho respondeu o seguinte: “nos seres humanos somos imperfeitos e Deus é perfeito, então como uma criatura imperfeita ira conhecer uma criatura perfeita”. Nessa colocação santo Agostinho colocou Deus como transcendente e nos seres humanos como imanentes.
Atividades:
1 – Qual a diferença entre Imanência e Transcendência?
2 – Interprete a frase de Heráclito: “não podemos pular duas vezes no mesmo rio”. O que você achou da frase?
3 – Explique o conceito medieval de imanência e compare com a atualidade.
4 – Segundo o texto fale sobre: os limites da experiência possível.
5 – O que é a Imanência na religião?
6 – Explique com suas palavras a transcendência de Deus.
7 – Explique com suas palavras o pensamento de Santo Agostinho, comparando com a atualidade.



ENSINO RELIGIOSO OITAVO ANO


Aula De Ensino Religioso para o 8ª ano. III
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco de Assis.
Ensino Religioso.
Professor Flávio A. Balem.
Tema: Incerteza e Desejo da verdade
A presente aula o aluno precisa primeiro ler o texto, comparar com o seu dia a dia, depois pode pesquisar sobre o assunto na internet e outras mídias, também pode debater o texto com os pais ou responsáveis e também com os colegas de turma via Whatsapp. Após o mesmo deverá responder a seguintes perguntas...
Incerteza
Ignorar é não saber alguma coisa. A ignorância pode ser tão profunda eu nem se que percebemos. Em geral, o estado de ignorância se mantém em nós enquanto as crenças e opiniões que possuímos se conservarem eficazes e uteis, de modo que não temos nenhum motivo para duvidar delas.
Já a incerteza é o momento em que descobrimos que somos desprovidos de conhecimento, que há falhas naquilo que nos servia de referência para pensar e agir. Temos dúvidas, somos tomados pela perplexidade e pela insegurança.
Outras vezes, estamos confiantes e seguros, mas de repente, vemos ou ouvimos alguma coisa que nos enche de espanto e admiração. O espanto e a admiração, assim como a dúvida e a perplexidade, nos fazem querer sair do estado de insegurança, nos fazem perceber nossa ignorância e criam o desejo de superar a incerteza.
Quando isso acontece, estamos na disposição de espirito chamada busca da verdade.

Desejo da verdade
O desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos e se manifesta como desejo de confiar nas coisas e nas pessoas.
Quando uma criança ouve uma história, inventa uma brincadeira, joga ou vê um filme ou uma peça teatral, está sempre atenta para saber se “é de verdade ou de mentira”. Quando uma criança brinca, joga, e finge, está criando outro mundo, mais cheio de possibilidades e invenções do que o mundo onde vive. Mas sabe, mesmo que não o diga, a diferença entre imaginação e percepção, pois sabe que o mundo inventado “é uma mentira”.
Por isso mesmo, a criança é muito sensível à mentira dos adultos, pois a mentira é diferente do “de mentira”, isto é, a mentira é diferente da imaginação. A criança se sente magoada quando o adulto lhe diz uma mentira porque, ao fazê-lo, ele quebra a relação de confiança e a segurança infantil.
Quando crianças, estamos sujeitos a duas decepções: a de que os seres, as coisas, os mundos maravilhosos não existem “de verdade” e a de que os adultos podem nos enganar. Essa dupla decepção pode acarretar dois resultados opostos: ou a criança se recusa a sair do mundo imaginário e sofre com a realidade como algo ruim e hostil a ela, ou, aceita a distinção, mas também se torna atenta e desconfiada a palavra dos adultos. Nesse segundo caso, ela também se coloca na disposição da busca da verdade.
Nessa busca, a criança pode desejar um mundo melhor e mais belo do que aquele em que vive e encontrar a verdade nas obras de arte, desejando ser artista também. Ou pode desejar saber como e porque o mundo em que vive é tal como é e se ele poderia ser diferente do que é. Nesse caso, é despertado nela o desejo de conhecimento e da ação transformadora.
Os jovens, por sua vez, se decepcionam e se desiludem quando descobrem que o que lhes foi ensinado ou exigido oculta a realidade, reprime sua liberdade, diminui sua capacidade de compreensão e de ação. Já os adultos se desiludem ou se decepcionam quando o saber adquirido, as opiniões estabelecidas e as crenças enraizadas não são suficientes nem para que possam compreender o que se passa no mundo e com eles próprios, nem para que possam agir ou fazer alguma coisa.
Atividades:
1 – O que significa uma incerteza para você?
2 – O que significa para você? “A incerteza é o momento em que descobrimos que somos desprovidos de conhecimento, que há falhas naquilo que nos servia de referência para pensar e agir”.
3 – O que você entendeu por “espanto e admiração”?
4 – O que você entendeu por   dúvida e a perplexidade?
5 – O que é estar em busca da verdade?
6 – O que você achou do conceito de verdade para uma criança?
7 – Para uma criança ou adolescente qual a diferença entre imaginação e percepção?
8 – Segundo o texto “Quando crianças, estamos sujeitos a duas decepções” explique:
9 – Segundo o texto de onde vem a decepção dos jovens?



ENSINO RELIGIOSO SÉTIMO ANO


Aula De Ensino Religioso para o 7ª ano. III
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco de Assis.
Professor Flávio A. Balem.
Tema: Místicas e Espiritualidade
Leia o texto Místicas e Espiritualidade. Após a leitura do texto faça um trabalho contendo o seu entendimento sobre o assunto. Além do texto, o aluno pode pesquisar   sobre o assunto na internet e outros meios de comunicação, no diálogo com a família sobre os temas ou procurar o significado das palavras em um dicionário. Bom trabalho.
O trabalho não precisa ser muito extenso, mínimo 2O linhas.
Místicas e Espiritualidade
Misticismo (do grego "um iniciado em uma religião de mistérios") divindade, verdade espiritual ou Deus através da experiência direta ou intuitiva.
O misticismo se define como um tipo de religião que enfatiza a atenção imediata da relação direta e íntima com Deus, ou com a espiritualidade, com a consciência da Divina Presença.
É a religião em seu mais apurado e intenso estágio de vida. O iniciado que alcançou o "segredo" é chamado um "místico". Os antigos cristãos empregavam a palavra "contemplação" para designar a experiência mística.
"O místico é aquele que aspira a uma união pessoal ou a unidade com o Absoluto, que ele pode chamar de Deus, Cósmico, Mente Universal, Ser Supremo, entre outros”.
Como exemplo de mística temos a vida contemplativa. Que para Aristóteles a contemplação seria a felicidade estabelecida através da virtude.
A mística também pode estar em uma atitude coletiva, em que, um grupo de pessoas segue uma ideia, por exemplo, no momento em que estamos vivendo seguimos a ideia do isolamento social, ou seja, estamos pensando na saúde de todos. Também podemos ter a devoção a uma ideia, uma causa, o culto a uma personalidade que pode ser da religião, da música ou da televisão.
A mística também pode ser inserida na adesão de grandes valores e princípios que podem ser: estudar para adquirir novos conhecimentos, seguir um princípio honesto, enfim agir moralmente correto naquilo que pensa, fala e coloca em pratica.
espiritualidade
Pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio".
A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.
Segundo diversas confissões religiosas, a espiritualidade traduz o modo de viver característico de um crente que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental.
Cada doutrina religiosa tem uma explicação específica a espiritualidade; mas, no aspecto religioso, pode-se traduzir a espiritualidade como uma 'dimensão do homem', como ser naturalmente religioso.
Alguns autores, porém, defendem a existência de uma espiritualidade inclusive em meio ao ateísmo. Ou a crença através da ciência.
OBS.: Transcendência na Religião, diz-se que Deus é transcendente da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela sendo que, Deus não seria limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural. transcendência de Deus tem relação direta com  Seus atributos ou perfeições conhecido por infinitude.


ENSINO RELIGIOSO SEXTO ANO.


   Aula De Ensino Religioso para o 6ª ano. III
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco de Assis.
Professor Flávio A. Balem.
Tema: A origem das três principais religiões monoteístas e seus livros sagrados.
Leia o texto sobre as três religiões. Após a leitura do texto responda as seguintes questões. As respostas devem ser baseadas no texto, mas o aluno pode pesquisar   sobre o assunto na internet e outros meios de comunicação e no diálogo com a família sobre o tema.
Judaísmo
O povo judeu segue, em sua maioria, a religião judaica. Essa religião tem como um dos seus principais líderes, Moisés, cujo nome significa “salvo das águas”. Esse líder religioso viveu no século XIII a.C. e é a figura mais destacada na história do povo de Israel. Seus seguidores acreditam que Moisés, quando criança, foi colocado no rio Nilo e salvo pela filha de um faraó e então cresceu e foi educado no Egito. Moisés, no Monte Sinai, recebeu de Deus a lei conhecida como Decálogo, que auxiliou na organização da vida do povo hebreu antes de chegarem à Canaã, à “Terra Prometida”.
O líder espiritual dos judeus na atualidade é conhecido como rabino. A palavra rabino serve para indicar aquele que ensina e auxilia na aplicação da lei judaica e possui a autoridade sobre a interpretação da Torá (livro sagrado do judaísmo, parte do Antigo Testamento da Bíblia cristã).  
Os judeus creem na existência de um único Deus criador do universo. Seus seguidores acreditam que para chegar próximo a Deus deve-se estudar os ensinamentos do livro sagrado, a Torá, que ajuda aos fiéis a terem uma vida santa com a esperança da vinda de um Messias que trará consigo toda a paz, vivenciando a fé e a crença nesta esperança.




Islamismo
Obs.: Islamismo é a religião, e muçulmano é aquele que crê no Islamismo e acreditam no Deus Alá.
A religião muçulmana foi fundada pelo profeta Muhammad (Maomé). Seus fundamentos estão escritos no livro sagrado chamado Alcorão ou Corão.
Muhammad (Maomé) nasceu no ano de 570 d.C., em Meca, numa família de comerciantes. Aos 40 anos, segundo a tradição religiosa islâmica, Muhammad (Maomé) recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe transmitiu a existência de um único Deus (Alá). Inicia-se então a fase de pregação desta doutrina que é monoteísta.
Inicialmente, em sua cidade natal, Muhammad encontrou grande resistência e oposição à sua pregação e acabou sendo perseguido, tendo que migrar para a cidade vizinha de Medina no ano de 622 d.C. Este acontecimento é conhecido como Hégira, marco inicial do calendário muçulmano.
Foi em Medina que Muhammad (Maomé) foi reconhecido como líder religioso capaz de unificar e estabelecer a paz entre as tribos árabes e implantar a religião monoteísta.
Hoje a cidade de Meca, localizada na Arábia Saudita, é considerada a cidade sagrada dos muçulmanos. Tudo o muçulmano que tiver condições financeiras, deve visitar Meca pelo menos uma vez na vida.

Cristianismo
De acordo com a tradição cristã, Deus enviou ao mundo seu filho Jesus para salvar a humanidade. Jesus Cristo pregava a paz, a harmonia, o respeito a um só Deus e o amor entre os homens, sendo considerado um líder carismático.
Jesus nasceu em Belém, na região da Judeia em Israel, em uma família simples e humilde. Com 30 anos de idade inicia a pregação das ideias do cristianismo na região onde vivia.
Segundo a fé cristã, Jesus Cristo em suas peregrinações começa a realizar milagres e reúne discípulos e apóstolos por onde passa. Perseguido e preso foi condenado à morte.
A religião cristã foi resultado de um processo de institucionalização que começou com os apóstolos, particularmente com Paulo, o que contribui com a sua expansão.
Geralmente, a escolha do líder religioso acontece pelo princípio do carisma. Por meio de seu dom e sua capacidade de agregar, liderar, conduzir e anunciar o evangelho à sua comunidade.
O candidato a líder religioso no cristianismo segue a estrutura organizacional de sua religião e são chamados por diferentes nomes: o papa, o sacerdote, o pastor, o monge, que partilham com os seus seguidores os ensinamentos de sua religião.
No Cristianismo encontram-se diversas divisões de “igrejas” ou “denominações cristãs”. Entre elas estão o catolicismo romano, o ortodoxo, o protestantismo, pentecostais e neopentecostais, entre outros.
Atividades:
1 – O que é uma religião monoteísta?
2 – Quais as três principais religiões monoteístas da humanidade?
3 – Qual o principal líder do judaísmo e o que significa o seu nome?
4 – Quais os principais princípios do judaísmo?
5 – Qual foi o fundador do Islamismo e qual o Deus dessa religião?
6 – Quais os princípios do Islamismo?
7 – O que é o Cristianismo para você?
8 – Escreva com suas palavras quem foi Jesus Cristo e quais as suas ideias?
9 – Hoje em dia as pessoas cristas, realmente seguem os pensamento de Jesus Cristo? Por quê?
1O – Escreva com suas palavras o que é um líder religioso? De exemplos sobre os líderes das três religiões monoteístas.



quarta-feira, 29 de abril de 2020

ATIVIDADES DE 27/04 ATÉ 01/05

Olá queridos alunos!

Seguem abaixo as atividades da semana. Peço que coloquem a data no caderno e colem as folhas, caso consigam imprimi-las.

Beijinhos da profª Camila

Segunda, 27 de abril de 2020

1- Copiar no caderno e realizar a leitura:


2- Folha- pode imprimir ou se  for copiar no caderno, as estrelas podem ser substituídas por outros desenhos como círculos e etc:



3- Organizar, no caderno, os números da atividade 2 em ordem decrescente (do maior para o menor):


Terça-feira, 28 de abril de 2020.

1- Folha- imprimir ou copiar no caderno:




Quarta-feira, 29 de abril de 2020.

Aulas especializadas


Quinta-feira, 30 de abril de 2020.


1- Folha- imprimir ou copiar somente os nomes das profissões. Observar as profissões, escrever o nome e criar frases no caderno:

2- Folha- imprimir ou copiar no caderno:


3- Escrever o nome dos números:

89-
73-
19-
31-
47-


Sexta-feira, 01 de maio de 2020:

1- Folha- imprimir ou copiar no caderno:

2-  Qual  profissão você vai querer exercer quando crescer? Faça um desenho e comente:

















terça-feira, 28 de abril de 2020

Atividades turma 34 (semana 27/04 a 1/05)


Senhores pais ou responsáveis

Abaixo segue as atividades para serem realizadas essa semana. As mesmas poderão ser impressas ou copiadas com o auxílio de vocês. Todas as atividades, incluindo as que possuem desenhos poderão ser copiadas e os desenhos se forem necessários a atividade poderão ser feitos pela criança da sua maneira. Os desenhos que são somente ilustrativos não é necessário copiar. Estou dividindo as atividades em dois grupos: Alunos alfabetizados e em processo de alfabetização.

SE CUIDEM, FIQUEM EM CASA, SE POSSÍVEL!

SAUDADES DE TODOS!

FIQUEM COM DEUS!

BEIJOS PROFESSORA: ANA LICIA




ATIVIDADES PARA ALUNOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO (os alunos deverão ser auxiliados)


















ATIVIDADES PARA ALUNOS ALFABETIZADOS








ESCREVA FRASES COM AS PALAVRAS DO CAÇA PALAVRAS QUE VOCÊ ACABOU DE REALIZAR








ESCREVA O NOME DA PROFISSÃO DE CADA UMA DAS PESSOAS DA FAMÍLIA E PERGUNTE A ELA PORQUE ESCOLHEU ESSA PROFISSÃO. REGISTRE A RESPOSTA NO CADERNO



Atividades turma 32- Professora Mara Campos




Olá queridos alunos, seguem mais atividades para realizarem com o auxílio de alguém da família.
Façam com calma procurando sempre entender as atividades propostas. Se cuidem. 
Beijos da prof. Mara.               28-04-20