quarta-feira, 13 de maio de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSORA CAROL (ATIVIDADE 4)

EDUCAÇÃO FÍSICA
SÉRIES INICIAIS

Oi, turminha! Que saudade!

Vamos retomar as nossas aulinhas?

Hoje vamos brincar de AMARELINHA.



Ótima para desenvolver a noção de respeito às regras e aprender a esperar pela vez, além de desenvolver o equilíbrio e agilidade. A amarelinha também é conhecida como macaca, xadrez, avião, maré, sapata e casco em outras regiões do país.
Pode ser realizada na calçada, praia, quintal, quadra de esportes, praça ou dentro de casa mesmo.

A mais tradicional é feita no chão com giz.

Regras da brincadeira

O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado no chão, que também pode ter inúmeras variações.
Em uma delas, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céuem formato oval.

  • Tira-se na sorte quem vai começar.
  • Cada jogador joga uma pedrinha ou tampinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
  • Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
  • Perde a vez quem:
    • Pisar nas linhas do jogo
    • Pisar na casa onde está a pedrinha
    • Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
    • Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha de volta
  • Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro.