terça-feira, 12 de maio de 2020

Aula de História - 11-05 a 15-05-Ostra-Professora Viviani Tancredo


Civilização Egípcia

A Civilização egípcia desenvolveu-se a volta do rio Nilo, um oásis no meio do deserto do Saara, que propiciou a fixação do homem com água e solos férteis (devido às cheias do rio e ao húmus levado pela água). Para defender suas vilas e moradias das violentas inundações, os egípcios construíram diques. Também construíram canais de irrigação para levar águas do rio a regiões mais distantes. No começo, o Egito era habitado por povos que viviam em clãs familiares, os nomos. Os nomos eram independentes. E governados cada um por um monarca que passou a chefiar a comunidade. As relações desses se transformaram até a formação do Reino do Baixo Egito, ao norte, e o Reino do Alto Egito, ao sul. Em aproximadamente 3200 a.C esses dois reinos foram unificados sob o comando de Menés, este, se tornando, faraó absoluto do Egito, considerado como um deus na Terra. Usava uma coroa dupla demonstrando unificação entre os reinos. Assim surge a primeira dinastia, acabando esse período. Organização política – Quem governava o Egito era o faraó (autoridade máxima e dono da maior parte das terras férteis). Ele tinha a função de manter a unidade política, a ordem e a segurança no Egito. Ele governa em um modelo político de monarquia teocrática: teo-deus, cracia-governo. Dessa forma, O faraó era considerado um rei-deus, a religião tinha uma interferência direta no poder.
Sociedade – A sociedade era bem dividida. No topo: o faraó e sua família seguidos por sacerdotes e funcionários do Estado chamados burocratas. Na base: camponeses e escravos.
Sociedade no Egito Antigo
Grupo dos dominantes:
Faraó e sua família (não pagavam impostos)
Nobres
Comandavam províncias ou principais postos do exército, os cargos eram hereditários.
Sacerdotes
Cuidavam dos cultos religiosos.
Administravam os bens do templo.
Interpretavam as vontades dos deuses.
Escribas
Funcionários públicos que cobravam impostos, fiscalizavam a economia, organizavam as leis. Todos sabiam ler, escrever e contar.

Grupos dominados:
Artesãos: trabalhadores urbanos como barbeiros, ferreiros, barqueiros, tecelões, carpinteiros... Muitos trabalhavam em construções e viviam quase sempre na pobreza.
Felás: camponeses ou trabalhadores das obras públicas, transporte... Eram a grande maioria dos egípcios e viviam na miséria.
Escravos: presos de guerra, trabalhavam nos serviços mais pesados como as pedreiras. Viviam precariamente, mas tinham alguns direitos, como casar com pessoas livres, possuir bens, testemunhar.
Economia – A principal atividade era a agricultura- cultivo de trigo, cevada, algodão e milho. Outras atividades como pesca, criação de animais, artesanato e comércio. A produção funcionava por meio da servidão coletiva dos camponeses e com o uso de obras hidráulicas (diques, canais de irrigação). Os camponeses eram responsáveis pela maior parte da produção. Havia também a mão de obra escrava.
Realizavam comércio (exportavam para Creta, Palestina e Fenícia tecidos de linho, trigo, cevada e papiros) e produziam artesanato.
Estado/Faraó é dono de toda a terra, controlando o trabalho agrícola. Além da agricultura, o Estado egípcio também controlava muitas outras atividades econômicas, por meio de seus funcionários, administrava as pedreiras, minas e construções. A maioria dos egípcios viviam em servidão, obrigados a sustentar elites com tributos, em bens ou trabalho.
Aspectos culturais – As principais características da religiosidade egípcia eram O politeísmo (crença em vários deuses), a Antropozoomorfia (deuses representados tanto na forma humana quanto na forma animal) e a crença na vida após a morte. Acreditar no pós-vida fez com que os egípcios desenvolvessem bem a medicina e anatomia humana, saberes que se ampliaram através da técnica da mumificação. Mas esses não foram os únicos conhecimentos desenvolvidos. Astronomia, matemática e engenharia também eram bastante avançados. Além disso, desenvolveram três diferentes tipos de escrita: os hieróglifos, escrita sagrada usada em textos religiosos, a escrita hierática, utilizada nos registros do Estado e a demótica.
Responda:
1-Quais as atividades econômicas realizadas no antigo Egito?
2-O que os egípcios exportavam?
3-Em que áreas do conhecimento os egípcios fizeram descobertas?
4-Por que os egípcios mumificavam seus mortos?
5- Como era a religião dos egípcios?
6-Por que a vida dos felás era muito difícil?
7-Que profissões existiam no Egito antigo?
8-Qual o modelo politico do antigo Egito?
9-Qual a escrita usada nos textos religiosos?
10-Organize as classes sociais egípcias dentro de uma pirâmide de acordo com sua posição hierárquica: