quinta-feira, 7 de maio de 2020

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO - PROFª. EDINÉIA - (primeira semana de maio) - PARÓDIA (produção textual)


Olá queridos, segue abaixo uma atividade para fazer no caderno de Português junto com a paródia criada por vocês (questão 10). Esta paródia também terá que ser gravada no celular ou outro equipamento de gravação e após, deverá ser postada no face na página do 6º ano para a minha visualização e correção.

Gênero Textual PARÓDIA


paródia é uma releitura cômica de alguma composição literária, que frequentemente utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra original, e quase sempre tem sentidos diferentes.
A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. O seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. A paródia pode ter intertextualidade.


Atividade sobre a música "Lava a mão", com Palavra Cantada

ESCUTAR A MÚSICA : www.youtube.com.br


Lava a mão

Uma 
Lava outra, lava uma (mão)
Lava outra, lava uma (mão)
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma 

Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma

A doença vai embora junto com a sujeira
Vermes, bactérias, mando embora embaixo da torneira
Água uma, água outra
Água uma (mão), água outra
Água uma (mão) 

Na segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma mão, mão, mão, mão
Água uma mão, lava outra mão
Lava uma mão 
Lava outra, lava uma

(Arnaldo Antunes) 

01) Justifique o título dado à canção:

02) Circule na música todos os substantivos:

03) Copie da canção o verso que mais traz ações, grifando os verbos:



04) Localize na música uma passagem que mostra que esse cuidado de lavar as mãos tem que ser com tamanha frequência:

05) Transcreva do texto os mais variados tipos de lugares para se lavar as mãos: 

06) Qual a importância de se lavar bem as mãos?



07) Você acha que essa prática de lavar as mãos ganhou mais força nesta época de Coronavírus? Justifique sua resposta: 


08) Por que você acha que houve a substituição do verbo "lavar" pelo verbo "aguar"? Qual tem um sentido mais expressivo? Por quê? 

09) Que mensagem a música transmite? Comente:



10) Agora você deverá criar uma paródia usando essa canção como base para prevenir contra o Coronavírus! Capriche!