segunda-feira, 4 de maio de 2020

ARTE – PROFESSORA SILVANA

ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 04/5 A 08/5/2020
6º Anos
OLÁ ALUNOS!
Essa semana vamos dar continuidade à História da Arte.
Se observarem a linha do tempo, que foi entregue a vocês em sala de aula, verão que, após a Pré-história, entramos na Idade Antiga. Vamos dar início hoje, então, à Arte Egípcia.
Leia o texto abaixo:

ARTE EGÍPCIA



Temas e objetivos da arte egípcia

As manifestações artísticas dos antigos egípcios objetivavam a agradar, e expressar, a política e a religião. Para entender como isso se dava é necessário compreender a figura do soberano absoluto daquele povo, o faraó. Os faraós egípcios eram considerados como representantes de Deus no mundo, além de exercerem seu papel político de governantes supremos, e é justamente essa dualidade que marcará intensamente a manifestação artística do Egito Antigo.

A arte dos antigos egípcios buscava sempre representar, homenagear e venerar o faraó e várias divindades da religiosidade e mitologia daquele povo. Os objetos em que o povo egípcio usava para manifestar sua arte eram principalmente peças ou espaços vinculados ao culto dos mortos, uma vez que que a passagem da vida para a morte era vista por aquele povo como a transição da vida na terra, para a vida após a morte, considerada a vida eterna e plena.

O povo do Antigo Egito cria que o faraó, bem como todos os seus familiares e membros da alta sociedade possuíam a regalia de ter acesso à vida após a morte. Tendo em vista esta crença, se pode entender por que os túmulos do Antigo Egito são o marco mais significativo da sua arte, uma vez que são lá o local de depósito das múmias dos faraós e de todos os seus bens materiais. No Antigo Egito se acreditava que a alma, após a morte do corpo físico, necessitaria desses bens para fazer a transição para o outro mundo.

O papel das cores na arte egípcia

A arte egípcia estimava muito as cores. As múmias e o interior de túmulos e templos eram extremamente coloridos, e não cinzentos e sem vida como vemos hoje. A passagem do tempo se encarregou de desbotar a arte egípcia e fez com que se criasse a imagem popular da múmia como sendo um cadáver envolto em fitas brancas, quando na verdade era um corpo ricamente adornado e colorido, por exemplo.

Além dessa função decorativa que as cores tinham na tradição artística do Egito Antigo, elas também possuíam um caráter de forte simbolismo, que impregna toda a arte egípcia.

• Branco – Era cor representativa da pureza e também da verdade.
• Preto – representava a morte e a noite. Outro significado atribuído a esta cor pelos antigos egípcios era o da fertilidade e renovação, devido a inundação anual do rio Nilo, que era responsável por trazer uma terra negra que fertilizava o solo.
• Vermelho – Esta cor possuía dois significados para os egípcios antigos. Primeiro e a cor associada à sexualidade, ao poder e a energia. Segundo, era a cor ligada a maldade, devido ao deus Set, um deus maléfico na mitologia egípcia, que era representado com olhos e cabelos pintados de vermelho.
• Verde – simbolizava a vida.
• Amarelo – Esta cor representava a eternidade, uma vez que o sol e o ouro eram amarelos. Todas as obras artísticas mais importantes feitas pelo egípcios antigos eram feitas com ouro
• Azul – Era a cor representativa do céu e das águas, principalmente as do rio Nilo.


ARQUITETURA
As pirâmides do deserto de Gizé são as obras arquitetônicas mais famosas e foram construídas por importantes reis do Antigo Império: Quéops, Quéfren e Miquerinos.
QUEÓPS
É a maior das três pirâmides, tinha originalmente 146 metros de altura, um prédio de 48 andares. Nove metros já se foram, graças principalmente à ação corrosiva da poluição vinda do Cairo. Para erguê-la, foram precisos cerca de 2 milhões de blocos de pedras e o trabalho de cem mil homens, durante vinte anos.
Junto a essas três pirâmides está a esfinge mais conhecida do Egito, que representa o faraó Quéfren, mas a ação erosiva do vento e das areias do deserto deram-lhe, ao longo dos séculos, um aspecto enigmático e misterioso.
A Esfinge representa o corpo de um leão (força) e a cabeça humana (sabedoria). Eram colocadas na alameda de entrada do templo para afastar os maus espíritos

As características gerais da arquitetura egípcia são:
§   solidez e durabilidade;
§   sentimento de eternidade;
§   aspecto misterioso e impenetrável.

As pirâmides tinham base quadrangular eram feitas com pedras que pesavam em média duas toneladas e meia cada uma, mediam dez metros de largura, além de serem admiravelmente lapidadas. A porta da frente da pirâmide voltava-se para a estrela polar, a fim de que seu influxo se concentrasse sobre a múmia. O interior era um verdadeiro labirinto que ia dar na câmara funerária, local onde estava a múmia do faraó e seus pertences. O calcário branco foi utilizado para revestir as pirâmides.
É importante destacar que para as construções “comuns” eles utilizavam os adobes – tijolos feitos de barro secados ao sol. As pedras eram utilizadas para as construções que deviam ser “perenes”.
O TEMPLO EGÍPCIO

Da mesma forma que o palácio, o templo divide-se em três partes: a primeira reservada à introdução, a segunda à recepção e a última à vida privada.
No interior de uma cerca de tijolos cru fica o templo de pedra que é composto por duas partes monumentais, precedidos por dois obeliscos, conduzindo a um pátio aberto, ornado com colunas, A decoração ficava por conta da imensidão de colunas que sustentavam as grandiosas construções.
Os tipos de colunas dos templos egípcios são divididas conforme seu capitel:
§   Palmiforme – flores de palmeira;
§   Papiriforme – flores de papiro aberta ou fechada;
§   Lotiforme – flor de lótus.


PINTURA
A decoração colorida era um poderoso elemento de complementação das atitudes religiosas.
Suas características gerais são:
§   ausência de três dimensões;
§   ignorância da profundidade;
§   colorido a tinta lisa, sem claro-escuro e sem indicação do relevo;
§   Lei da Frontalidade que determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil.

Os egípcios escreviam usando desenhos, não utilizavam letras como nós. Eles desenvolveram três formas de escrita:
§   Hieróglifos – considerados a escrita sagrada;
§   Hierática – uma escrita mais simples, utilizada pela nobreza e pelos sacerdotes;
§   Demótica – a escrita popular.
§    
O Livro dos Mortos é um rolo de papiro com rituais funerários que era posto no sarcófago do faraó morto, era ilustrado com cenas muito vivas, que acompanham o texto com singular eficácia. Formado de tramas de fibras do tronco de papiro, as quais eram batidas e prensadas transformando-se em folhas.
ESCULTURA
Os escultores egípcios representavam os faraós e os deuses em posição serena, quase sempre de frente, sem demonstrar nenhuma emoção. Pretendiam com isso traduzir, na pedra, uma ilusão de imortalidade. Com esse objetivo ainda, exageravam frequentemente as proporções do corpo humano, dando às figuras representadas uma impressão de força e de majestade.

Agora, assista ao vídeo, clicando no link abaixo:




Vamos as atividades dessa semana:

Primeiramente, responda as questões abaixo:


ARTE EGÍPCIA


RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO DE ACORDO COM O TEXTO:

1.     Qual o objetivo da Arte Egípcia?
2.     É correto afirmar que todas as pessoas tinham acesso à vida eterna no Egito Antigo? Justifique a sua resposta.
3.     Quais são as obras arquitetônicas mais famosas do Antigo Egito e, quem as construiu?
4.     É correto afirmar que as múmias e o interior dos túmulos foram criados em tons cinzentos pelos antigos egípcios? Justifique.
5.     Qual a cor utilizada pelos antigos egípcios, para criar as obras artísticas de maior importância?
6.     Como, os escultores egípcios, representavam os faraós e, com qual intenção o faziam dessa forma?
7.     Quais os tipos de colunas utilizadas nos templos egípcios?
8.     Quais as características gerais da arquitetura egípcia antiga?
9.     Como eram feitas as construções “comuns” no antigo Egito?
10.   Descreva a “Lei da Frontalidade” utilizada na pintura egípcia.

A atividade prática dessa semana, consiste em “montar” a figura humana, de acordo com a Lei da Frontalidade usada pelos antigos egípcios.

Para isso, você pode desenhar, recortar e colar, ou ainda, fazer uma montagem com imagens colhidas na internet. Leia bem como funcionava a Lei da Frontalidade e faça a sua montagem numa folha A4.

Não esqueça de postar os trabalhos no grupo do face ao finalizar. Qualquer dúvida, pergunte no grupo.

BOM TRABALHO!