segunda-feira, 11 de maio de 2020

Atividades de Língua Portuguesa - 7ºano -11 a 15 maio - Profª Carolina


Atividades de Língua Portuguesa – 7º ano – Professora Carolina –
Referente ao período de 11 a 15/05

Olá, alunos!!!
As atividades dessa semana serão copiadas e respondidas no caderno. Após a conclusão das atividades você deve enviar por vídeo, áudio ou foto mostrando suas tarefas (somente dessa semana) e explicando como foram feitas, ou seja, como/o que você pensou para responder, pelo grupo do face ou whats, até dia 15/05 (sexta).
O NOME FEIO
Não tinha jeito! O Chico não gostava do nome dele e pronto...
– Mãe, por que você foi escolher o nome de Francisco para mim? Eu não gosto desse nome porque vira Chico e o João falou que Chico é nome até de macaco.
A mãe dele não sabia direito o que responder. Afinal, quando ela era pequena, também não gostava de seu nome. As crianças viviam fazendo gozação:
– Ivete canivete põe no fogo e a mão derrete!
Foi pensando nisso que ela argumentou:
– Sabe Chico, quando a gente é pequeno, a gente não gosta do nome. Acho que isso acontece com todo mundo...
O Chico nem deixou que ela terminasse:
– Com todo mundo, nada. O João gosta do nome dele. Ele já me falou. O meu é que é feio. De hoje em diante o meu nome vai ser Pli, como você me chama. Esse eu acho bonito! Falou convicto.
De fato, desde que Chico era pequeno, sua mãe o chamava carinhosamente de Pli. E, por isso, o pai e a Joana – que era a moça que cuidava dele – também passaram a chamá-lo assim. E ele adorava. Nunca ninguém tinha feito gozação com esse nome.
Ao contrário de Chico, que sempre vinha com uma brincadeirinha besta:
– Chico, cara de penico! – incomodavam seus amiguinhos na escola.
No começo ele até que não ligava muito. Mas, com o passar do tempo, cada vez mais gente ficava falando isso. Até gente grande!
Ele tinha vontade de falar um daqueles palavrões bem feios. Às vezes até falava. E falava com gosto. Ora! Que coisa mais chata era aquilo. Será que ninguém percebia que enchia o saco?
Autora:  Salete Bretan.


1. Você gosta do seu nome ? Por quê ?
2. Os amiguinhos de Chico o chamavam de uma forma que ele não gostava. Qual era? 
3. A mãe de Chico gostava do nome dela?  Como as crianças a chamavam?
4.Pergunte aos seus pais sobre a escolha do seu nome. Por quê você tem esse nome?
5.Elabore um texto, no diário de redação, contando um pouco sobre você, incluindo o seu nome, a escolha dele, sobre sua família... Coloque um título criativo. Escreva entre 20 e 25 linhas.